A Ergonomia é a ciência que tem como objectivo a compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. Esta ciência-tecnologia utiliza os conhecimentos relativos ao ser humano na concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos, visando adequar as actividades profissionais e pessoais ao dia-a-dia do utilizador.
A ergonomia é uma forma de analisar um ambiente
para torná-lo mais adequado às pessoas.
O objecto de estudo da ergonomia é a análise da actividade humana, a fim de compreender as interacções que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas actividades de trabalho e pessoal.
A importância da Ergonomia está na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas.
De entre os vários itens, refere-se ao mobiliário dos postos de trabalho, aconselhando que ele deve ser adaptado não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa.
Uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo das suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução? O ideal seria que todos os móveis do escritório de casa e qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonómica, antes mesmo de serem adquiridos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.