quinta-feira, 28 de outubro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Multimédia quanto à origem:
17:34
Ana Machado
Origem: Corresponde à forma como foram criados. Podem ser classificados como :
- capturados
- sintetizados
Capturados: são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais ...
Sintetizados: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).
Tipos de media
16:39
Ana Machado
Um tipo de media é uma estrutura de dados para armazenar informação, e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre essa estrutura.
Quanto à sua natureza espácio-temporal:
- Estáticos :
Agrupa elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço:
Exemplo: gráficos, textos, imagens.
Texto é uma meio dominante para a apresentação de informação baseada em computador e pode assumir um formato básico (designado por plain text) encontrado nos ficheiros de texto ou pode ter a aparência com que surge em livros, revistas ou jornais (designado por rich text).
Exemplo de Plain Text
Imagens podem ser consideradas do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. São obtidos por captura, através de maquina fotográfica, Scanner ou gerados no computador.
- Dinâmicos:
agrupam elementos de informação dependentes do tempo.
Exemplo: Áudio, vídeo e animação. Há uma alteração no tempo, da ordem de apresentação de conteúdos.
Áudio : corresponde reprodução electrónica do som nos formatos analógico e digital.
Vídeo : corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, fotogramas ou frames. O vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital.
Animação: corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
Animação: corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Multimédia
20:58
Ana Machado
A palavra MULTIMÉDIA é composta por duas partes: o prefixo multi e a raiz media.
- Multi vem do latim multus e significa numeroso ou múltiplo- Media é o plural da palavra latina medium, um substantivo que significa meio ou centro.
A partir desta análise etimológica Multimédia significa múltiplos intermediários ou múltiplos meios.
Multimédia significa vários intermediários entre a fonte e o destino da informação ou vários meios pelos quais a informação é armazenada, apresentada ou percebida.
No entanto, esta definição é muito lata já que, de acordo com a definição:
-um jornal, que apresenta informação por meio de texto e imagens;
-uma televisão que mistura som e imagens em movimento;
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Principais técnicas de identificação biometrica:
21:20
Ana Machado
- Impressão digital : é constituída por cumes de fricção com poros, os cumes formam padrões irrepetíveis. Têm a vantagens de serem de baixo custo e fácil implementação. Certas condições podem afectar as impressões de diferentes indivíduos. Por exemplo, sujeira, dedos secos ou rachados podem reduzir a qualidade da captura da imagem. Idade, sexo e etnia também podem impactar a qualidade das imagens digitais. A forma como um utilizador interage com um scanner de digitais é outra consideração importante. Pressão muito forte na superfície do scanner, por exemplo, pode distorcer uma imagem.
-Íris : É o diagrama colorido do olho, rodeia a pupila e regula a entrada de luz e a pressão ocular. A íris e definida antes do nascimento, é diferentes de pessoa para pessoa e não se altera durante toda a vida. Têm como vantagens ser muito segura, devido há complexidade de padrões que impede a imitação.
-Assinatura: A biometria de assinatura é geralmente denominada como uma Verificação Dinâmica de Assinatura (DSV) e observa a forma como assinamos os nossos nomes.
É a forma de assinar, mais do que a assinatura acabada, que realmente importa. O DSV pode ser diferenciado do estudo estatístico de assinaturas em papel. Algumas características podem ser extraídas e medidas pelo DSV. Por exemplo, o ângulo no qual a caneta é segurada, o tempo que se leva para assinar, a velocidade(…)- tudo isso pode ser extraído como características comportamentais únicas.
-Reconhecimento facial: Identificar um indivíduo através da análise da face é um processo complexo que normalmente requer artifícios inteligentes sofisticados e técnicas de aprendizagem computacional. Uma quantidade de fornecedores biométricos está envolvida na venda desses sistemas, usando tanto vídeos padrões como imagens termais para capturar imagens faciais. A face é um componente chave da maneira como os seres humanos se lembrar e reconhecem uns aos outros. A inteligência artificial é necessária para simular a interpretação humana das faces. As pessoas mudam todo o tempo. Pêlos faciais, óculos e a posição da cabeça podem afectar a forma como um sistema biométrico pode comparar uma face com outra. A aprendizagem computacional é importante para a adaptação a essas mudanças e para comparar precisamente os novos exemplos com os templates previamente armazenados.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Biometrica
17:50
Ana Machado
Biometrica é um método de reconhecer uma pessoa com base numa característica fisiológica ou comportamental. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc.
Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íristerça-feira, 12 de outubro de 2010
Inteligência Artificial (IA)
19:01
Ana Machado
É uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. É um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana.
No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objectivo de modelizar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador.
Algumas aplicações práticas da inteligência artificial:
- Visão Computacional: Os sistemas de visão que conhecemos hoje são capazes de construir descrições do ambiente que os envolve, processar e reconstruir imagens.
-Fala: Esta área está intimamente ligada ao estudo da língua e dos sistemas de significação e permite uma abordagem sobre o conhecimento humano não-lógico (a maior parte dele) mas inexacto, incompleto e parcial, a qual se tornou um objectivo geral para a maior parte dos sistemas periciais e um dos núcleos de investigação piloto em I.A. a partir dos anos ’80.
-Fala: Esta área está intimamente ligada ao estudo da língua e dos sistemas de significação e permite uma abordagem sobre o conhecimento humano não-lógico (a maior parte dele) mas inexacto, incompleto e parcial, a qual se tornou um objectivo geral para a maior parte dos sistemas periciais e um dos núcleos de investigação piloto em I.A. a partir dos anos ’80.
Robótica
17:06
Ana Machado
Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adoptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários. A robótica tem possibilitado às empresas redução de custos com o operariado e um significativo aumento na produção.
sábado, 9 de outubro de 2010
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
A importância da Ergonomia nos dias de hoje
20:31
Ana Machado
A Ergonomia é a ciência que tem como objectivo a compreensão das interacções entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. Esta ciência-tecnologia utiliza os conhecimentos relativos ao ser humano na concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos, visando adequar as actividades profissionais e pessoais ao dia-a-dia do utilizador.
A ergonomia é uma forma de analisar um ambiente
para torná-lo mais adequado às pessoas.
O objecto de estudo da ergonomia é a análise da actividade humana, a fim de compreender as interacções que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas actividades de trabalho e pessoal.
A importância da Ergonomia está na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas.
De entre os vários itens, refere-se ao mobiliário dos postos de trabalho, aconselhando que ele deve ser adaptado não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa.
Uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo das suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução? O ideal seria que todos os móveis do escritório de casa e qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonómica, antes mesmo de serem adquiridos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.