sábado, 28 de maio de 2011

Redes sociais

O que é uma Rede social?


Segundo alguns sites, são relações entre individios na comunicação por computador, cujo o objectivo é ligar as pessoas e facilitar a comunicação entre elas. Alguns exemplos dessas redes sociais são o Facebook, Hi5, Orkut (...). 
Redes socias na Internet são as paginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Actualmente, existem vários sites de redes sociais que operam mundialmente,  um  exemplo é o facebook, que é actualmente é o mais falado e utilizado, e é uma verdadeira febre nos EUA.

Em Portugal as redes têm vindo a crescer. Uma em cada três pessoas possui presença nas redes socias.  Em 2008 cerca de 25% da população já possuía um perfil nestas redes , o que posicionava Portugal como o 3º país europeu nas redes sociais.

As redes sociais como hi5, Facebook ou Orkut merecem cada vez mais a preferência dos jovens. Este tipo de dites permitem aos jovens marcar a sua presença na Internet criando ao seu próprio perfil. É possivel adicionar fotos, partilhar dados , adicionar amigos , e é no meio de tudo isto  que muitas vezes estão os perigos. Ao exporce demasiado e ao tornar publico os seus dados pessoais e fotos  correm o risco de serem assediados por descolhecidos  e em casos extremos roubos , raptos entre outros crimes.

Mas também exitem muitas vantagens nas redes sociais , algumas delas são:

- profissionais , que é o exemplo de divulgar o currículo profissional (...)
- pessoais , que é o exemplo de reencontro de velhos amigos e colegas (...)


Eu uso o Facebook, mas só os meus amigos têm acesso ao meu perfil, às minhas fotografias e aos meus dados mais pessoas como o meu mail, por isso sinto me bastante segura a utilizar esta rede social.